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Descubra agora como fazer o lançamento de novas coleções utilizando a menor quantidade de recursos possível

Compilamos 4 lições sobre o nosso experimento e contamos um pouco sobre os bastidores de como tudo aconteceu. Vem com a gente!

Quando falamos ou pensamos em campanhas de marketing e lançamento de coleção logo nos vêm à mente: gastos e mais gastos, o bolso já começa a doer, é assim mesmo, não é? Confessamos que a gente também pensava assim antes até 1 mês atrás.

O que queremos compartilhar com você é que é possível fazer uma campanha de sucesso com um custo baixíssimo! A gente fez um experimento na nossa loja laboratório Sapati Concept Store, por isso podemos afirmar. Vem com a gente nessa leitura que vamos contar timtim por timtim. como foi fazer uma campanha de marketing com o menor custo da nossa história.

Como de costume, tudo começou com o planejamento, esse sem dúvidas é primeiro passo para qualquer ação.

Fizemos alguns bate papos, reunimos algumas informações e ideias e começamos o planejamento do lançamento da nossa coleção de primavera. Desde o início focamos em criar algo diferente, que remetesse à estação e ao sentimento de renovação e florescer que a estação traz.

Vamos lá…

O ponto de partida foi criarmos um checklist de tudo que precisávamos:

  1. Coleção
  2. Fotos da campanha
  3. Divulgação nas Mídias
  4. Convites
  5. Vitrine
  6. Decoração
  7. Coquetel
  8. Brindes
  9. Data para o lançamento
  10. E é claro, os resultados… não poderia faltar não é mesmo? (risos)

Bora para os bastidores…

Mãos a obra…

O primeiro item do nosso checklist era a coleção que estava começando a chegar e foi uma das inspirações para nossas ideias. Ela estava linda, com cores harmoniosas, tendência de moda e opções clássicas. Tínhamos tudo para o nosso cliente sair daqui com um sapato novo tanto para usar no dia a dia, quanto em um evento especial. As ideias começaram a ganhar forma e estava clareando na nossa cabeça como tudo iria acontecer.

Primeira lição: a oportunidade de parcerias

Nosso orçamento está bem limitado, e acreditamos que o seu também esteja. Isso nos motivou a buscar alternativas e partimos para a criatividade afim de explorar nossos recursos. Somos grandes fãs de parcerias que não envolvem dinheiro. Trabalhamos para que a gente consiga oferecer algo que é “barato” para nós, mas “caro” para a outra pessoa/empresa, e vice e versa. E a partir daí ideias boas começaram a surgir e potenciais parceiros foram escolhidos a dedos, logo abaixo falaremos mais deles.

Segunda lição: Incentive as pessoas da sua equipe e acredite no potencial que elas tem

Partimos então para o segundo item: as fotos da campanha. Geralmente um editorial de moda tem um alto custo, pois envolve modelos, fotógrafo e requer toda uma produção.

Faz parte da equipe da Sapati a Desiree que é responsável pelas mídias sociais e foi nossa parceira. Ela é formanda em Design de Moda e, além de fazer a produção para as fotos, também foi a modelo para a coleção.

Em lançamentos anteriores nós contratamos modelos terceirizados, mas agora acreditamos que isso não será mais necessário. Descobrimos que temos talentos em nossa própria equipe, e que esses talentos podem ficar mais engajados quando convidados a participar de algo assim, além disso, reduzimos drasticamente o custo que teríamos caso fosse necessário contratar modelos.

Dica extra: caso ninguém da sua equipe se interesse, avalie sua rede de contatos, sempre tem alguém com um perfil legal doidinha (o) para fazer umas fotos legais sem custo, não tem?

Nosso outro parceiro foi o Diego que é design de criação da SetaDigital, foi ele quem fez a gravação dos vídeos. Ele utilizou um celular com um equipamento chamadao DJL Cosmo II, clique aqui para ver um vídeo de como ele funciona.

A Sapati trabalha com o público masculino, então aproveitamos para fazer fotos para levar até esse consumidor as novidades da loja. Para isso, contamos com a participação do Wesley que é do time de infraestrutura da SetaDigital, foi a primeira vez que ele participou de uma sessão de fotos, falamos que ele foi “nosso modelo por um dia”, segundo ele, foi inesquecível (risos).

E é claro, a última peça que está faltando nesse quebra cabeça é o fotógrafo que foi um parceiro muito importante e fez fotos que atenderam exatamente nossas expectativas. O nome dele é Vitor Pinheiro, ele é esposo da Jucieli que faz parte do time de implantação da SetaDigital. Conheça um pouco mais do  trabalho dele no Instagram.

Juntamos essa galera, colocamos a mochila de sapatos que seriam utilizados na produção nas costas e partimos. Validamos os lugares da cidade que combinariam o estilo que atendemos e em uma tarde todas as fotos foram tiradas, queremos aproveitar e agradecer aos lugares que abriram as portas para registrarmos esses momentos. A Chocolateria foi uma delas, valeu pessoal.

O resultado? Fotos com a personalidade da Sapati, feitas exatamente para o público da loja.

Com as fotos prontas, começamos a bolar o convite com a data do lançamento da coleção e junto com isso, iniciamos divulgação nas redes sociais. Além disso, vamos utilizar essas fotos para promover a coleção enquanto durarem os estoques, esperamos que seja por um curto período de tempo (risos). Acompanhe a gente no Facebook e Instagram.

Separamos algumas fotos para te mostrar, veja abaixo:

Terceira lição: Explore o que há ao seu redor

Precisávamos preparar a decoração e a vitrine da loja. Ok, mas como decorar o ambiente sem contratar uma empresa especializada? A palavra chave é: Parceria!

Na esquina da Sapati tem uma loja de móveis, a Alumix, e o melhor: com o perfil compatível com o da nossa loja! E o resultado? Montamos uma sala de estar na nossa vitrine! Com direito à TV, poltrona, mesa de centro, e claro, muitos sapatos! Ficou a cara da primavera e chamou muita atenção.

Quarta lição: Saia da caixa

Nossa vitrine estava linda, o convite rolando nas mídias, mas e o coquetel? Como falamos lá no início queríamos algo inovador para dar uma agitada… Agitar? Alguém falou agitar? E porque não uma festa Shake? Para quem não conhece, a Herbalife possui uma série de docinhos e patês feitos com o famoso shake. E o mais legal, eles levam essas gostosuras em eventos para divulgar as novidades. Validamos a ideia com os envolvidos nesse projeto, entramos em contato com uma consultora Herbalife e adivinha: Parceria!

Além disso, a maquiagem e o cabelo da modelo foram em parceria com o salão de beleza Lemonde e as roupas foram da própria modelo.

Mas se até então só falamos em parceria, onde entraram custos? Eles existiram?

Para marcar ainda mais esse dia especial, decidimos surpreender nossos clientes com um brinde diferente. No dia do lançamento da coleção primavera/verão todos os clientes e potenciais clientes que vieram até a loja receberam um vasinho de flor, com terra adubada e um pacotinho com sementes de petúnia. Colocamos nesse vasinho um cartão com a seguinte mensagem: A Petúnia é a flor da sabedoria e transformação! Que tal aproveitar a primavera e fazer florescer seus planos e sonhos?

Nem precisamos dizer que as pessoas ficaram encantados né!

Agora vamos aos custos, sim, eles existiram, mas foram bem baixos. O total investido foi de: R$ 285,00 (duzentos e oitenta e cinco reais). Valor utilizado para forminhas de brigadeiros (feitos na própria SetaDigital), frutas e produtos complementares para a Festa Shake, lembranças para os clientes, incluindo o vasinho, a terra, as sementes e o cartão, que montamos tudo à mão. E um caldo de cana para o pessoal das fotos, pois estava um calorão no dia, eles mereceram.

Além desse valor impulsionamos o convite para o evento nas mídias sociais, investindo R$ 120,00 e tendo um alcance de 21.336 pessoas.

O total investido para o lançamento da campanha de primavera 2019 totalizou R$ 405,00. Obtivemos um resultado de vendas de 14% de crescimento em relação ao mesmo período do ano anterior, além disso, plantamos uma sementinha na mente de consumidores que são potenciais clientes para nós. Estamos postando diariamente fotos da campanha em nossas mídias, siga a gente no Instagram e no Facebook.

 Moral da história

Acreditamos que qualquer loja pode fazer uma campanha de sucesso, mesmo com orçamento baixo. Nossa sugestão é que você explore todos os recursos possíveis, busque novidades, conheça o comércio próximo da sua loja, conheça as habilidades das pessoas da sua equipe e aproveite ao máximo as parcerias, pois sempre há alguém querendo divulgar o seu trabalho, assim como você! Mas lembre-se sempre: o foco no seu público é essencial para fortalecer a personalidade da sua loja! Trabalhe firme para conquistar o melhor resultado utilizando a menor quantidade de recursos possível. Parceiras são excelentes desde que sejam escolhidas e analisadas com muito cuidado.

Esperamos que você tenha gostado e que tenha gerado novas ideias na sua cabeça também. 

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A SetaDigital é uma empresa que desenvolve sistemas de gestão especialistas para lojas de calçados. Solicite uma demonstração.

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