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4 Dicas para melhorar os resultados da sua loja de calçados com marketing digital

por Marilu Dalla Nora

O marketing digital já faz parte do dia a a dia de gerentes e lojistas. E como trata-se de um ambiente dinâmico, é preciso se manter atualizado em relação a tendências e estratégias para melhorar os resultados da sua loja.
Tanto para lojas físicas quanto para e-commerces, a internet é o principal meio de atração e descoberta do seu negócio e, por isso, a presença digital das marcas tornou-se algo natural, indo além da apresentação de produtos ou do lançamento de coleções. Aliás, muitas marcas já utilizam as mídias sociais como ferramentas para entender o comportamento dos consumidor, o que possibilita a antecipação de tendências e o poder de entregar aos clientes exatamente o que eles buscam, muito antes da concorrência.

Por essas e outras, é sempre bom identificar novas oportunidades digitais

4 dicas de marketing digital para lojistas

1° dica:
Engajamento no Instagram

Engajamento é a palavra-chave para o sucesso da sua página no Instagram.  Por isso,  a plataforma atualiza constantemente seus recursos. Em 2020, por exemplo, a plataforma criou o Reels – ferramenta que permite criar microvídeos criativos usando áudios e efeitos, com o objetivo de ganhar a atenção do público jovem e que aparecem para muitas pessoas.
Outra novidade lançada em novembro é a mudança dos botões, favorecendo a visualização desses conteúdos.

Como as marcas dividem audiência com marcas, influenciadores e amigos do seu cliente, ser criativo com as fotografias de produtos e com o conteúdo publicado é fundamental. Explore os diferenciais da loja, tais como: atendimento personalizado, atributos de produtos e coleções em posts. Antes de buscar pelo engajamento nas mídias sociais, engaje a sua equipe, há muito o que se pode aprender com o time interno da loja.

Outro recurso que está em evidência é a  Sacolinha do Instagram. Com a última atualização em novembro/2020, o recurso mostra os produtos promovidos de diferentes lojas. Se você ainda não conhece, vale a pena explorar essa funcionalidade.

E como medir os resultados em sua loja?
Os resultados de suas ações no Instagram precisam ser considerados com base nos objetivos da loja. Se o seu objetivo é a conversão de vendas, crie um caminho a ser percorrido até a compra. Em seguida, avalie mensalmente os retornos e promova melhorias.

Algumas lojas criam KPIs que compõe uma estratégia macro, como o aumento de visitas no site da loja e/ou adesão a promoções específicas na loja física.

2ª dica:
Parceria com Influencers digitais

A escolha das personalidades que vão representar a sua marca precisa estar alinhada com seus produtos, posicionamento de marca e a sua proposta de valor. Isso significa que o investimento em influencers digitais deve atender seus objetivos de marketing e ter audiência em sua região.

E como medir os resultados dos investimentos?
Utilize campanhas direcionadas com prazo pré-estabelecido e códigos de desconto que identificam o volume de vendas na loja. Além disso, acompanhe as menções à marca em mídias sociais e o aumento de seguidores nas páginas oficiais.

3ª dica:
Use os recursos do Whats App for business

Com as últimas atualizações da ferramenta, é possível criar um catálogo para exibir os produtos e conectar-se com os clientes classificando os atendimentos e agilizando suas respostas às mensagens.

Também é possível enviar promoções, organizar os resultados e as solicitações de vendas consignadas/condicionais. O WhatsApp também pode ajudar o seu atendimento de clientes no seu e-commerce de forma personalizada.

Atenção com a frequência das mensagens, é sempre bom manter uma relação saudável com os clientes.

4ª dica:
Anúncios patrocinados 

Os anúncios patrocinados são a base para a estratégia de comunicação do varejo eletrônico. Lojas de calçados podem estar presente em: marketplace, Google Shopping e mídias sociais com estratégias de pesquisa e/ou remarketing em seus e-commerces.

Vamos resumir cada um deles aqui:

  • Marketplace: vender em sites de grandes players é uma maneira assertiva de alcançar reconhecimento de marca da sua loja. Aqui é preciso considerar principalmente dois indicadores: o volume de vendas por canal e se os produtos que mais performam no marketplace podem ter o mesmo desempenho em sua loja própria.
  • Google Shopping: o objetivo é promover produtos do e-commerce para para que os usuários compararem os preços entre os diferentes fornecedores. Vale a pena investir aqui a partir de uma estratégia de preços bem definida na loja e avaliar o desempenho com frequência.
  • Mídias sociais: os anúncios patrocinados nessas plataformas podem estar dentro de uma estratégia que levam os seguidores ao seu e-commerce, mas também são ótimas para promover as vendas na loja física. Lembre-se que clientes são impactados por anúncios o tempo todo. Então, pense em como a sua loja poderá oferecer uma experiência única?

E como medir os resultados em sua loja?
Durante o planejamento das campanhas patrocinadas é fundamental ter clareza quanto aos KPIs de acompanhamento em cada canal. Vale a pena contar com uma equipe especializada e monitorar mensalmente o desempenho real das vendas durante o período das campanhas. Isso não significa, por exemplo, que se algo não vai bem, você deve parar de investir dinheiro em marketing digital. Mas,  é preciso rever detalhes pontuais na construção das campanhas.

Aproveite as dicas e lembre-se que o marketing digital faz parte da estratégia de vendas online da sua loja, e que as ações digitais funcionam em conjunto com a cultura, o atendimento e os valores da marca.

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Marilu Dalla Nora é publicitária e analista de Marketing na Linx Seta Digital.