[vc_row][vc_column][vc_column_text]Os dados são fundamentais para o funcionamento das lojas desde a entrada de produtos até a finalização de uma venda. Essa dependência, acendeu um alerta acerca da segurança das informações e dos cuidados necessários para preservar os equipamentos que armazenam o histórico do nosso negócio. Poucos segundos sem servidor podem significar prejuízos incalculáveis, por isso listamos tudo que o lojista precisa saber para manter seus dados em segurança. Será que a sua loja está segura?

Do Bloquinho ao ERP:  Porque guardamos informações

Tudo que acontece em sua loja é salvo como arquivos de dados: o estoque, os produtos, as vendas, os clientes, os recebimentos, os pagamentos, o comportamento do nosso cliente, e por aí vai… Sendo assim, na ausência deles, como poderíamos realizar uma ação simples, como por exemplo passar uma venda ou receber um pagamento? O mínimo detalhe perdido por falta de cuidados pode acarretar graves problemas…

Não podemos subestimar o impacto de perder TUDO e paralisar a operação da loja. Mas fique calmo, esse é um risco que pode ser evitado, começando com os cuidados com o servidor!

 

Servidor Local x Servidor em Nuvem: Como definir o serviço adequado para meu negócio?

Em termos de segurança de dados, vale ressaltar algumas particularidades de cada cenário e da sua disponibilidade de investimento:

• O Servidor local, é quando o banco de dados do sistema conta com um servidor dedicado a própria loja. Nesse caso, a infraestrutura técnica e a manutenção são feitas por um profissional da área, também responsável por direcionar o investimento em hardware, licenças de software e em segurança, de acordo com o volume de dados armazenados e gerados pelo negócio. É muito importante saber que a manutenção periódica do servidor é essencial para garantir a segurança física dos equipamentos e a segurança das informações.

Para decidir o investimento em um servidor local, avalie o custo de hardware e manutenção, então compare se o desempenho proporcionado atende as demandas da operação, pois a capacidade de processamento, memória e armazenamento influenciam diretamente na performance das aplicações e, consequentemente, da sua loja.

É importante saber que servidores locais necessitam de backup por parte da loja, se esse é seu caso, mantenha uma rotina diária.

 

• O servidor em Nuvem, ou tecnologia de Cloud Computing, pode ser contratado pela loja em formato de espaço de armazenamento em uma empresa especializada. Nesse caso, os dados são armazenados em um (ou mais) datacenters e a contratada é responsável pela infraestrutura, manutenção, backups diários, garantia de qualidade dos serviços, estabilidade e segurança de dados.

As redes de varejo que possuem diversas filiais, e adotam o uso de tecnologia cloud, são um grande exemplo de como o servidor virtual pode contribuir com a redução de custos em TI e de flexibilidade, já que para aumentar a sua capacidade de armazenamento, basta contratar mais espaço sem preocupações com a estrutura física e horas técnicas.

Como manter os dados da minha loja em segurança?

Quando temos algo muito valioso, mantemos em máxima segurança. Veja essas 5 medidas simples de precaução de acordo com o seu cenário.

  1. Investir em serviços de armazenamento de dados confiáveis (cloud ou local)
  2. Realizar/Verificar o backup dos dados do seu sistema de gestão diariamente.
  3. Reforce com a sua equipe a importância de cuidar dos dados para que o backup realmente aconteça.
  4. Salve o backup em mais de um local: pendrive, serviços de nuvem, em outro computador, etc.
  5. Sempre validar o tamanho do seu backup para garantir a integridade dos dados, caso perceba diferença no tamanho final do backup entre em contato com a equipe responsável pelo banco de dados imediatamente.

Com essas ações simples é possível evitar situações indesejadas e prejuízos, causados por perda de informações.

Segurança da informação é coisa séria. Sempre procure ajuda de profissionais de confiança para se manter atualizado sobre o tema.

 

O que pode ocasionar a perda ou o sinistro de dados?

Basicamente, os dados podem ser perdidos por falha em equipamentos físicos ou sequestro de dados. E quem já passou por alguma das situações, sabe: a perda de dados pode ser descrita como um pesadelo!

Para evitar ambas situações, é fundamental sempre trabalhar com licenças de software e antivírus originais, dentro da legalidade e investir na segurança do banco de dados da sua loja. Tenha uma política rigorosa com o backup das informações, só assim você pode remediar situações indesejadas como ter seu banco de dados corrompido, por exemplo.

 

Cuide do maior ativo dos seus negócios, mantenha os seus dados seguros. Em um ambiente competitivo como o varejo, quem valoriza informações estratégicas e específicas do seu negócio estará sempre a frente.

Bons negócios![/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]