Em julho, ocorrerá uma mudança na versão do XML da nota fiscal eletrônica, da versão 3.1 passaremos para versão 4.0. Aqui na SetaDigital estamos a todo vapor para antecipar essa mudança que é imposta pela Secretária da Fazenda (SEFAZ). E não tem para onde fugir, ou muda ou para tudo. Esse alerta é direcionado somente para clientes da SetaDigital que utilizam o SetaERP para emissão de notas fiscais.

Ok, mas o que eu tenho a ver com isso?

Precisamos da sua atenção. Com a mudança da versão do XML, a Receita Federal definiu que a partir do dia 02 de julho de 2018, não será mais permitido emitir notas fiscais em computadores com os sistemas operacionais WINDOWS XP, VISTA E SERVER 2003.

Vamos explicar o porquê…

Na Nota Técnica 2016.002 da SEFAZ, ficou definido que a partir da versão 4.0 da NF-e e da NFC-e, só será permitido a utilização do protocolo TLS 1.2 ou versão superior. Isso significa que não será mais permitida a comunicação via protocolo SSL.

TSL, SSL, o que é isso? Parece complicado, mas vamos explicar de forma bem fácil e simples sobre estes protocolos e te ajudar a entender a importância que eles têm

O SSL (Protocolo de Camada de Segurança) e seu sucessor TLS (Segurança da Camada de Transporte) são protocolos de criptografia projetados para internet, ou seja, quando um documento fiscal é emitido em um computador da loja, o mesmo tem uma chave de segurança para evitar que os dados sejam visualizados por quem não deve e, para permitir que esse processo seja seguro entre o computador da loja e o servidor da Receita Estadual é necessário esses protocolos de segurança. Você acha que você não usa hoje, mas esse mesmo protocolo de segurança é usado para enviar e receber seus e-mail, acessar sites, utilização de aplicativos do seu banco, pagamentos via internet e outros tipos de transferência de dados, como a emissão de NF-e e NFC-e.

E por que a emissão de notas com o XML 4.0 não irá mais funcionar no Windows XP, Vista e Server 2003?

Como em julho entrará a nova versão do XML (XML 4.0) os sistemas operacionais Windows Server 2003, Windows XP ou o Windows Vista não possuem suporte ao protocolo TLS exigido por essa nova versão do XML, tornando-se assim incompatíveis.

Vamos planejar as mudanças na sua loja, não queremos que você corra o risco de ficar com o caixa parado!

Agora, queremos combinar contigo um prazo para essas mudanças. OK?

Para que você não fique com o caixa parado, será necessário atualizar o sistema operacional dos computadores que emitem documento fiscal, ou seja, NF-e e/ou NFC-e e que ainda estão com o sistema operacional Windows Server 2003, Windows XP ou o Windows Vista. Nossa solicitação é que seja instalado o sistema operacional Windows 7 ou para uma versão superior (8, 8.1 ou 10), nesses computadores até a data do dia 31 de maio de 2018 e que a loja esteja em dia com as atualizações do SetaERP.

Uma possível sugestão é que você realize o remanejamento dos computadores, pois você poderá utilizar os mesmos (com os sistemas operacionais que não serão mais compatíveis) em setores ou processos que não necessitam emitir documentos fiscais. Caso você não tenha alguém da equipe que cuide da sua estrutura de computadores, a gente sugere que você chame seu técnico de informática para avaliar seus equipamentos e te dar esse help para deixar tudo pronto até o dia 31 de maio.

Qualquer dúvida, estamos à disposição.

Grande abraço!