[vc_row][vc_column][vc_column_text]Aconteceu em Cascavel – PR do dia 21 a 24 de janeiro, a 28ª edição da Fercalce, feira para lojistas do setor calçadista de toda região Oeste do Paraná. Foram 93 expositores que trouxeram as tendências da coleção de outono/inverno 2018. Foi uma ótima oportunidade para os lojistas conhecerem a coleção e comprarem tudo em um único lugar.
Aproveitamos a oportunidade para conversar com os visitantes da feira, representantes e com a indústria buscando levantar informações sobre o mercado e as expectativas para 2018.
As marcas demonstram estar antenadas sobre a mudança de comportamento do mercado consumidor. As indústrias relatam a busca constante pela inovação com o objetivo de proporcionar uma experiência de compra diferenciada para o consumidor final, mas entendem que parte dessa conquista depende das lojas que estão lidando diretamente com um consumidor cada vez mais exigente, consciente e racional.
Esse consumidor tem buscado por informações sobre os produtos muito antes de compra-los, por isso os vendedores precisam estar ligados nos produtos do mercado e bem treinados para responder possíveis questionamentos. Os lojistas contam com a parceria das fábricas e representantes para deixar os vendedores afiados.
Os clientes estão querendo cada vez mais informações sobre moda, tendências, estilo de produtos e design. Além disso, esperam um atendimento rápido, de qualidade e querem sempre coisas novas, experiências diferentes no ambiente da loja. Outra tendência, é que os consumidores acompanhem cada vez mais os micros influenciadores, um exemplo são as blogueiras que utilizam determinados produtos enviados pelas marcas e comentam sobre eles. Isso sem dúvidas, influencia a compra de centenas de produtos todos os dias.
Algumas das marcas de calçados que conversamos durante a feira, têm trabalhado fortemente sua produção com foco no conforto versus saúde, que são dois fatores críticos no momento de escolher um calçado novo. Além disso, as empresas têm investido muito em tecnologia, provamos durante a feira um tênis que reduz o impacto em 87% e outro que se molda ao formato do pé para proporcionar maior conforto.
Durante as vendas, os expositores sentiram que alguns lojistas ainda estão um pouco inseguros com o mercado, porém boa parte dos compradores têm boas expectativas para o ano de 2018. As maiores apostas estão sendo feitas em marcas consolidadas no mercado, uma vez que é mais conhecida pelo consumidor final.
No ano passado, apesar da crise, as expectativas de vários expositores foram atingidas. E para 2018, algumas marcas esperam um crescimento de até 20%.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_images_carousel images=”9461,9462,9463,9464″ img_size=”full” onclick=”link_no” hide_pagination_control=”yes” wrap=”yes”][/vc_column][/vc_row]