Skip links

Sistema online ou offline? Descubra qual a melhor opção!

Ninguém quer ter surpresas quando o assunto é ter o sistema funcionando para atender o cliente de forma fácil e rápida, e quando se fala em finalizar a venda então, aí o bicho pega! Pense comigo, a gente também é cliente, certo? Podemos demorar uma hora para escolher um calçado, mas na hora de ir para o caixa se demorar 2 minutos para finalizar o pagamento ficamos impacientes e já reclamamos, e é bem assim, não é? Por isso, é importante que você entenda como os sistemas disponíveis no mercado funcionam e previna qualquer problema ligado ao desempenho e segurança dos seus dados. Portanto, é melhor um sistema online ou offline?

Vixi, isso parece complexo!

Esse é um assunto que só a área de TI vai entender, não é? Não, porque a gente vai te explicar esse bicho de sete cabeças de forma muito simples neste artigo. Acredite, não é tão complicado quanto parece! Vamos contar alguns segredinhos e depois disso, você poderá discutir com quem te ajuda na área de tecnologia qual a melhor opção para sua loja. Continue lendo e depois nos conte o que achou nos comentários 🙂

Faça agora um autodiagnóstico: seu sistema é online ou offline?

É importante que você saiba que existem várias formas de fazer os sistemas, algumas melhores e outras nem tanto. No mundo da tecnologia da informação a base para que todo resto funcione bem ou mal depende da arquitetura de comunicação do banco de dados.

Vamos te ensinar de forma fácil como identificar qual o tipo de comunicação que o seu sistema utiliza hoje e também qual delas seria a ideal para operação das suas lojas de calçados.

1. Quais são os tipos de comunicação de sistemas?

Utilizamos nesse artigo nomes fáceis de entender que não são padrões no mercado, afinal prometemos que seria de fácil entendimento lembra? Então vamos lá, as cinco principais opções de comunicação de banco de dados de sistemas para lojas de calçados disponíveis são:

1. Desktop local: cada loja precisa de um servidor, é confiável, funciona off-line, ou seja, sem internet. Porém não integra as informações. Para visualizar por exemplo relatórios de vendas, você precisa acessar loja a loja;

2. Desktop offline com replicação: também precisa de um servidor por loja, funciona off-line, mas devido a centralização das informações em um servidor central e a complexidade da tecnologia, costuma violar a confiabilidade das informações;

3. Desktop com Terminal Services: é uma tecnologia de acesso remoto da Microsoft, considerado confiável, mas é caro, só funciona com internet, a usabilidade é ruim e dificulta a utilização dos periféricos (impressoras, leitores, etc.);

4. Web: também só funciona com internet, é acessado somente no navegador (browser), fornece dados em tempo real, mas a usabilidade e a performance costumam ser ruins;

5. INOVAÇÃO Desktop online: sistema local que não precisa de um servidor por loja, é simples, rápido, confiável, econômico e tem uma tecnologia de comunicação de dados exclusiva no mercado que funciona em nuvem e não precisa de internet para vender. A seguir falaremos mais detalhes sobre isso.

Cada um deles tem vantagens e desvantagens que impactam diretamente na segurança das informações, desempenho, praticidade de uso, e por último, mas não menos importante, no dinheiro investido e na frequência com que ele sai do seu bolso.

Você sabe qual desses tipos está implantado na sua loja?

2. Quais são os requisitos para sistemas online e offline, vantagens e desvantagens?

A tabela a seguir irá te ajudar a descobrir os prontos críticos de cada solução. Os que são considerados um grande iceberg dentro da sua loja estão destacados em vermelho e a cor verde representa os pontos fortes, já a cor laranja significa que tem uma INOVAÇÃO, dê atenção especial a ela.

ANÁLISE DOS CRITÉRIOSDESKTOP
LOCAL
DESKTOP
REPLICAÇÃO
TERMINAL
SERVICE
DESKTOP
WEB
DESKTOP
ONLINE
Integração dos dadosNãoSimSimSimSim
Dados em tempo realNãoNãoSimSimSim
ConfiabilidadeAlta BaixaAltaMédiaAlta
Depende de internet para vendasNãoNãoSimSimINOVAÇÃO
DesempenhoAltaAltaMédiaMédiaAlta
PraticidadeAltaAltaBaixaMédiaAlta
Servidor localSimSimNão NãoNão
Investimento em servidoresAltoAltoAltoAltoBaixo
Custos com licençasNãoNãoAltoNãoNão
Facilidade no uso de impressoras, pinpad, e outros dispositivosSimSimNãoNãoSim

Analisando o cenário da sua loja de calçados e utilizando como base a avaliação dos critérios acima, você provavelmente já conseguiu fazer seu autodiagnóstico. Agora vale a pena se perguntar: seu sistema atual está te oferecendo as melhores tecnologias?

Ok, mas qual é a opção ideal para a operação de uma loja de calçados?

Vamos lá, pense no atendimento da sua loja até as 22 horas no dia 23 de dezembro, ou então no dia das mães. Nas datas comemorativas as vendas acontecem a todo vapor e a sua loja precisa de confiabilidade e desempenho.

Uma excelente opção é o sistema Desktop Online que une o melhor de dois mundos. Você trabalha online o tempo todo, e se por um acaso a internet cair, automaticamente o sistema entra em modo contingência e trabalha offline com toda segurança necessária para que quando a internet retornar 100% dos dados sejam transmitidos para o servidor online.

Poucos softwares são Desktop Online, isso porque o sistema precisa ter sido projetado com uma estrutura de banco de dados com esse objetivo desde a sua criação inicial, ou seja, sistemas que fazem adaptações para essa tecnologia tendem a não funcionar bem.

sistema online para tirar férias tranquilamente Sabe aquelas sonhadas férias?

Tão sonhadas férias! Garantimos que além de aproveitá-las o máximo os outros 335 dias do seu ano serão com menos dor de cabeça e confiança total em relatórios, informações financeiras e quaisquer outros registros que você precisar.

Se a arquitetura do software que você contratar for ruim, você vai investir… investir e nunca vai conseguir resolver completamente os seus problemas. Quando se escolhe um sistema bem projetado o resultado é que você tenha uma solução mais confiável, mais rápida, robusta e com custos de infraestrutura de servidores mais acessíveis.

Por isso, enquanto estiver em dúvida sobre algo, faça perguntas e mais perguntas. E se precisar de ajuda conte com a gente, somos experts nisso.

Entre na conversa

Return to top of page