As medidas de precaução adotadas em todo Brasil surpreenderam o varejo nos últimos dias. E diante de um cenário desafiador para as pessoas e empresas, compartilhar ideias tem ajudado a manter a produtividade das lojas que estão de portas fechadas.

Sem confundir oportunidade com oportunismo, o papo é sério: não tem a ver com vantagem competitiva, mas sim com a saúde e estabilidade das pessoas e dos negócios, fidelização de clientes e amparo aos colaboradores. Muitas marcas já entenderam isso e se destacaram com iniciativas positivas para ajudar a população e combater os efeitos negativos de um momento crítico para as vendas.

Lojas que abriram seu coração aos clientes

As pessoas estão em casa, mas continuam conectadas. E as marcas mostraram seu lado mais humano, sendo verdadeiras e solidárias em sua comunicação nas mídias sociais, trazendo seus clientes para perto com vídeos gravados, entregas seguras ou conteúdos que possam ajudar as pessoas nesse momento.

Aqui vão algumas ações para inspirar você e sua equipe:

#MostraACara
Se você se sentir confortável, converse com seus clientes em um vídeo ao vivo. As pessoas estão mais do que nunca, predispostas a ouvir mensagens que tragam conforto e segurança. Foi o que os sócios da iNBOx Shoes fizeram, no vídeo eles mencionam que é a primeira vez que aparecem de frente para a câmera.

 

A Studio M também mandou bem no recado

 

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A Dimaap Calçados continua reforçando os cuidados e mantendo o engajamento com as seguidoras

 

 

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#Compartilhe
Convide sua equipe para conversar sobre novas ideias e continuem mantendo contato com clientes e seguidores da loja. A Leve calçados buscou representar o sentimento de clientes e colaboradores em uma mensagem emocionante e publicou em todas as mídias da rede de lojas:

 

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#FiqueOnline
Abra o seu coração, conte como você está apoiando seus colaboradores, não tenha medo de mostrar aos seguidores o seu lado mais humano.  Mantenha contato frequente com as pessoas, fique online e a disposição para entregas seguras. A Mirella Calçados direcionou seus esforços para atendimento online a fim de minimizar o impacto da rotina de seus clientes:

 

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O que as lojas estão fazendo para continuar vendendo?

O aumento das vendas online é o reflexo da mudança de comportamento dos clientes. Mesmo sem e-commerce, as lojas também fomentaram as entregas a domicílio e direcionaram seus esforços para os catálogos virtuais, mídias sociais e plataformas de vendas. Outras lojas, partiram para as entregas condicionais em domicílio e/ou cupons de descontos¹ com nomes criativos, como o FICAEMCASA que é uma forma de presentear os clientes ao mesmo tempo que os aconselha a ficar em segurança.

Juntos vivemos um desafio global e precisamos considerar o hoje e, principalmente, o amanhã. E mesmo longe das capitais do país, é momento de tomar decisões sábias: Não sugira ações que provoquem aglomeração. Deixe aquela ideia do super descontão relâmpago para depois… Há um grande resultado que precisa ser visado: a fidelização dos nossos clientes.

¹Aproveite e saiba mais sobre cupons de descontos 

 

Lojas fechadas e a desobediência criativa das pessoas

Para garantir a segurança das pessoas, as portas estão fechadas temporariamente. A rotina frenética do varejo ficou frente a frente com o tempo livre, sempre tão escasso por diversos afazeres, e mais do que nunca precisamos ser desobedientes criativos. Isto é, substituirmos as tarefas repetitivas por tarefas que antes não tinham espaço em nossa rotina.

O canal da SetaDigital tem conteúdos criados especialmente para lojas de calçados.

Olha só quanta coisa você e sua equipe podem aprender por lá e aplicar durante esse período:

  • Formas de fazer um Inventário de estoque da sua loja
  • Organizar sua empresa para ter um fluxo de caixa confiável
  • Treinar sua equipe de vendas
  • Aprender sobre as tecnologias e marketing digital para lojas

Além disso, fomente Ideias para ajudar seus clientes no dia das mães: Ainda não sabemos se estaremos liberados para abraçar geral no dia das mães, mas sabemos que podemos ajudar nossos clientes com a entrega do presente certo. Como a sua loja poderia fazer isso?

Para manter a mente aberta é preciso manter nosso conhecimento em movimento. Que tal aproveitar tudo isso para atravessar esse momento e chegar do outro  lado mais preparado do que antes?! Aproveite para compartilhar as medidas adotadas aí, na sua loja. Vamos adorar expandir esse conhecimento!