Faltam poucos dias para a Feira 40 Graus, ponto de encontro entre lojistas das regiões Norte e Nordeste do Brasil, e as principais marcas de calçados. Além dos bons negócios gerados durante a feira, a organizadora Merkator preocupa-se também com os resultados das vendas das lojas, compartilhando conhecimento de qualidade no Papo 40 Graus, que faz parte da programação do evento.

Fazer uma excelente compra de coleção é o primeiro passo, depois é preciso focar em estratégias de vendas, marketing, gestão do estoque, experiência nas lojas e fidelização de seus clientes.

E é aí que precisamos ser francos e respondermos: Como se dedicar as estratégias do negócio em meio as rotinas do dia a dia? Quais são os desafios entre a compra e a venda de calçados que podem ser transformados em oportunidades?

O GIRO DE ESTOQUE

Para alcançar um giro de estoque excelente para seu negócio, é preciso estar atento a fatores externos como moda, tendência, economia e comportamento do consumidor.

Na outra ponta, temos os fatores internos que estão diretamente conectados à sua loja.

E é por isso que identificar os produtos mais valiosos é fundamental. Com os dados do sistema de gestão é possível analisar o mix de produtos que realmente vendem e tomar decisões saudáveis para repor, remanejar ou promocionar.

Para quem trabalha com vários estoques, a necessidade de acessar rapidamente informações pontuais dos produtos é latente, e com a ajuda de tecnologia é possível ter uma visão abrangente para dar vasão as sobras e planejar as compras com assertividade.

 

ACOMPANHAR O DESEMPENHO DA LOJA

Se você estiver lendo esse conteúdo fora da sua loja, como faria para saber como estão as vendas nesse momento? Poderia acompanhar se as equipes estão batendo as metas?

Poder visualizar a performance da loja, ou grupo de lojas, personalizar os relatórios de faturamento, ticket médio, disponibilidade de estoque e outros dados estratégicos de qualquer lugar é essencial para o crescimento do seu negócio.

Com o uso de dashboards e gráficos interativos, os lojistas melhoram a percepção do desempenho das suas lojas, com acesso a informações em tempo real.

 

CREDIÁRIO SOB CONTROLE

Para fidelizar clientes, aumentando a recorrência de compras, muitas empresas oferecem o crediário próprio.

Lojas que ofertam esse benefício ao consumidor necessitam de tecnologias que facilitem a gestão completa dessa carteira de clientes, para:

– Definição da política de crédito,

– Análise e abertura de crédito,

– Ampliação do crédito pelo histórico do cliente na loja,

– Controle da inadimplência,

– Gestão do fluxo de caixa.

Apesar de ser uma prática mais comum em pequenos centros, o crediário segue a premissa de grandes lojas, que tem seus próprios cartões. Será que a sua loja já consegue evoluir o seu crediário para um projeto de fidelização de clientes?

 

EXPERIÊNCIA DE COMPRA

Ter um PDV bem organizado, com Caixa Fácil e informações que melhoram o relacionamento com o cliente é uma oportunidade de criar novas experiências nas lojas físicas. Valorizar o tempo do consumidor ao finalizar a venda, possibilitando múltiplas formas de pagamento é o mínimo que ele espera.

Em lojas de alto fluxo e venda rápida, os pagamentos mobile já são a solução predileta dos consumidores. Se evoluirmos esse assunto, podemos falar sobre a experiência omnichannel, ampliando as oportunidades de vendas no varejo de calçados.

 

Temos um ano promissor pela frente e milhões de sapatos a serem vendidos. Na feira 40 graus estamos unidos por esse objetivo. Como você tem utilizado as tecnologias disponíveis para transformar desafios em grandes oportunidades?