Skip links

Black Friday: 6 dicas para vender mais em lojas físicas

Quem não quer esperar dezembro para aquecer as vendas, segue essas dicas!

O final de ano se aproxima e queremos bater as metas para fechar com chave de ouro, certo?! Então, quem não quer esperar dezembro para aquecer as vendas, precisa aproveitar as oportunidades da Black Friday.

Há duas estratégias assertivas para planejar uma Black Friday: uma somente para o dia exato do evento, que é 29 de novembro, e outra estendida por uma semana. Defina qual delas você e sua equipe irão adotar e, em seguida, comece a fazer o planejamento com base nas seis dicas abaixo, que irão apoiar seu negócio a realizar mais vendas.

Bora fazer o planejamento?

1º passo: Definir o propósito

Reúna sua equipe de vendas e explique, de forma simples e objetiva, porque a campanha é tão importante para vocês. Para alguns é o momento de liquidar os itens que não possuem grade completa, os produtos que não foram comprados de forma assertiva ou, até mesmo, valorizar aquela compra, realizada especialmente para a Black Friday.

 

Estabeleça metas e indicadores

Para acompanhar os resultados, trabalhe com metas claras e atingíveis. Faturamento, taxa de conversão, ticket médio, peças por ticket e faturamento por canal de venda são indicadores que merecem ser analisados diariamente e compartilhados com todo o time de vendas. Acompanhar a evolução das vendas contribui para que as pessoas da sua equipe se mantenham engajadas.

 

Treine a equipe

investir em treinamento é uma das estratégias mais inteligentes para o varejo atual. Afinal, todos estão conectados e conhecem com profundidade os benefícios dos produtos desejados. Faça dinâmicas com sua equipe, reuniões para reforçar as soluções que os produtos oferecem, gamificação para cursos on-line e práticas de atendimento na loja. Outro ponto importante é conhecer bem seus colaboradores para identificar os pontos fortes de cada um e colocá-los no lugar certo. Isso potencializa, ainda mais, os resultados.

 

Organize a loja

podemos despertar, ainda mais, o interesse do cliente pelos produtos se a loja estiver organizada e com visual merchandising impecável. Para isso, entenda como seu cliente gosta de comprar: produtos separados por cor, modelo, numeração ou estilo. Mantenha-os limpos e bem organizados, isso faz toda diferença, até mesmo se tratando de ocasiões nas quais há alto fluxo de pessoas na loja. Quanto à comunicação visual, ou seja, etiquetas, cartazes ou informativos das marcas, é preciso que estejam bem posicionadas para facilitar a jornada do cliente. Aposte na personalização de etiquetas que evidenciam o desconto para a Black Friday!

 

Seja ativo nas mídias sociais

Com apenas um clique, uma experiência nova pode acontecer. Fique ligado nos canais utilizados para se comunicar com seu cliente. Seja ativo nos canais que você consegue prestar um atendimento surpreendente. De nada adianta estar em todas as mídias sociais e não atender com a excelência e a urgência, que esses meios de comunicação demandam.

O WhatsApp, por exemplo, funciona muito bem, pois podemos usar uma linguagem ‘informal profissional’, trata-se de uma comunicação descontraída, mas que não invade a privacidade do cliente. Os recursos como as listas de transmissão, etiquetas, mensagens favoritas, são aliadas do marketing para trabalhar uma campanha bem direcionada para a Black Friday.

Já o Instagram, é uma ferramenta extraordinária, com ele é possível converter muitos clientes para a loja. Compartilhe a cultura da sua loja dia-a-dia, através dos stories, publique vídeos com os produtos mais desejados da Black Friday e promova a interação com o público.

Para ter um feed atrativo, utilize os efeitos pra chamar atenção dos seus clientes e criar o desejo de correr pra loja nessa Black Friday.

 

Crie uma relação amigável com seu cliente

Lojistas também são consumidores, e, justamente por isso, são extremamente exigentes. Por isso, imagine que, ao entrar em uma loja, atraído por uma promoção, você é surpreendido por um colaborador com “brilho nos olhos”, apaixonado pelo que faz, explicando de forma atenciosa e consultiva e proporcionando uma experiência de compra incrível, vai ser fácil querer voltar mais vezes, não é mesmo? O atendimento prestado por sua equipe faz toda diferença, principalmente nas campanhas de grande fluxo. Impacte cada um de seus clientes com um atendimento único.

E lembre-se: o sucesso da sua Black Friday depende unicamente do comprometimento da sua equipe. Excelentes negócios!

Entre na conversa

Return to top of page