O desejo de todo empreendedor, que se desafiou a ter um e-commerce, é que as vendas só cresçam! E com o aumento dos pedidos, as tarefas operacionais como cadastrar produtos, controlar o estoque, separar e faturar os produtos podem parecer um trabalho inacabável sem o apoio de tecnologias.

Esse acumulo de tarefas é uma clássica dor dos gestores de e-commerce, que sempre se agrava nos melhores momentos de vendas e é facilmente notada por aqueles que não devem ser prejudicados: os clientes. E, em um ambiente de consumidores exigentes, imediatistas e curiosos, contar com soluções inteligentes é fundamental.

Então, sabendo que a loja virtual é uma filial com outras particularidades de pessoas, processos e tecnologias, como aprimorar a gestão do seu e-commerce de calçados?

Para aumentar a produtividade e eliminar erros precisamos automatizar o máximo de processos. Por isso, a solução deve concluir o ciclo de vendas do e-commerce sem a necessidade de retrabalhos. Mas como tornar isso possível sem aumentar o número de pessoas repetindo tarefas em sistemas diferentes?

Fazendo a integração dos dados entre seu sistema ERP e a plataforma de e-commerce!

 

Precisamos falar sobre a Integração de Dados

Comprar pela internet só é simples para o consumidor porque alguém investe para proporcionar isso, ou seja, há investimento em pessoas, processos e tecnologias para conectar as informações das lojas físicas às virtuais, manter o catálogo de produtos atualizado com quantidades corretas, preço certo, cálculo e informações de frete, fotos e outras dezenas de detalhes, tudo impecável e funcionando.

E é justamente para otimizar o tempo dedicado a esses processos, e reduzir em 99,9% a reincidência de erros, que o hub integrador é importante. São tarefas, que automatizadas, diminuem consideravelmente os custos operacionais.

O Hub de integração é uma tecnologia inteligente responsável por integrar os canais de venda das lojas, conectar, sincronizar e monitorar as informações entre o ERP e a plataforma de e-commerce. Por isso, falar com o seu fornecedor de ERP no momento do planejamento do e-commerce é uma prioridade!

 

Agora, você deve estar se perguntando “a integração é obrigatória?”

Não. É possível enfrentar os impactos de não integrar os dados. Contudo, ao considerar o imediatismo do varejo digital, a evolução das tecnologias e o valor agregado pela agilidade da integração entre ERP e Plataforma, esse recurso torna-se essencial para trilhar um caminho de sucesso.

Para comparar, elencamos as principais atividades que compõe o ciclo de vendas:

ATIVIDADE COM INTEGRAÇÃO SEM INTEGRAÇÃO
Cadastro de produtos Automatizado Manual
Fotos de produtos Automatizado Manual
Atualização de estoque Automatizado Manual
Unificação dos estoques Simples Complexo
Cadastro de clientes Automatizado Manual
Pedidos de venda Automatizado Manual
Status do pedido Automatizado Manual
Auditoria de divergências de estoque Automático Manual
Transmissão de documentos fiscais Automatizado Manual

 

Sem a integração do seu sistema ERP com a plataforma de e-commerce, o excesso de trabalho das equipes fará com que seu e-commerce penda aos atrasos, erros, e, consequentemente a insatisfação dos clientes. O que pode causar um estrago!

 

Livrar-se dos erros é possível!

A instabilidade de servidores pode gerar falhas pontuais na comunicação do ERP com a plataforma de e-commerce, portanto, uma função essencial do Hub é realizar auditorias de divergências de estoque. Trata-se de uma rotina que confere se as informações da plataforma estão de acordo com as informações do ERP, e monitora possíveis erros de integração. Como você faria essas conferências sem a integração?

 

E o que a escolha da plataforma de e-commerce tem a ver com o ERP?

A escolha da plataforma é tão importante quanto definir o ERP para seu negócio. Ao observar o segmento de moda, nota-se que a gestão lida com inúmeras particularidades, como por exemplo o controle de estoque por grade e cor. Portanto, comece pelas plataformas já homologadas com o seu fornecedor de software e avalie qual delas atende integralmente o seu modelo de negócio. Por exemplo, o SetaERP tem as seguintes plataformas já homologadas:

  • Magento Versão 1.X
  • Magento Versão 2.x
  • Presta Shop
  • Woocomerce
  • Moovin
  • Tray Varejo
  • Vtex
  • Nuvem Shop
  • Tray corp
  • Spirit shop
  • Linx Commerce

Toda a vida de uma loja passa pelo ERP , e alguns objetivos do e-commerce tornam-se mais tangíveis quando os dados estão integrados. Se, por exemplo, uma das ações para acelerar o giro do estoque de uma loja de calçados for vender online por meio de um outlet, onde você encontraria as informações para decidir quais produtos serão liquidados? No seu ERP!

 

O Hub mantém a sua loja em movimento!

Assim como as pessoas, as soluções tecnológicas também precisam se preparar para as inovações do mercado, que chegam sem avisar.

Investir em tecnologias inteligentes aumenta a produtividade e a qualidade do trabalho das equipes, o que possibilita que as habilidades das pessoas sejam direcionadas para atividades que, de fato, contribuem para o crescimento da sua empresa.

É preciso inovar para fazer os clientes mais felizes, e trazer resultados positivos para as lojas. Quer contar com essa tecnologia em sua loja virtual de calçados? Fale com a SetaDigital!