As lojas de calçados de todo Brasil passaram por uma reinvenção em termos de marketing e vendas. A transformação digital foi acelerada, modelos de delivery, atendimento e meios de pagamento mudaram a rotina das pessoas. E, para ajudar as lojas a repensar suas estratégias, reunimos 3 ideias para encantar os clientes no dia dos namorados, além de trazer reflexões necessárias para um novo varejo.

Antes dos exemplos, vamos falar sobre 2 particularidades do 12 de junho:

  1. Público Alvo específico
    Quem são as pessoas que compram presentes para o dia dos namorados? É o mesmo público da minha loja? Ou é um público a ser conquistado nos próximos dias?

    Esses questionamentos serão fundamentais para definir a abrangência de suas campanhas online e, até mesmo, organizar as questões logísticas. Afinal, é preciso garantir a entrega do presente dentro do prazo.

  2. Produto como fator de sucesso
    Observe que o presente do dia dos namorados é algo que representa muito, ou seja, é uma compra de valor agregado. Nesse caso, a busca do presente é feita por produtos específicos.  E é aí que entra o planejamento de produtos a serem promovidos: É algo que o presenteado deseja ou será algo para surpreender a pessoa amada?

    Independente da resposta, vale a pena caprichar na descrição e no detalhamento do produto, nas imagens e na apresentação dos itens da “vitrine”. Isso vale tanto para a loja virtual quanto para as lojas físicas em suas estratégias digitais de vendas.

Agora que já alinhamos Público e Produtos da loja, aqui estão 3 ideias para encantar os clientes no Dia dos namorados

Missão resgate de clientes

Que tal uma estratégia de remarketing oferecendo algo a mais para aqueles clientes que compraram de você no ano anterior? Pode ser um brinde, frete grátis ou até um cupom de desconto de nome criativo para a data.
Alguns exemplos: AMORCOMMARCA SUAMARCAS2

Aproveite sua base de dados para se comunicar com as pessoas certas e convide as pessoas a conhecer as sugestões de presente da sua marca.

#DicaSeta: Utilize o recurso Motor de relacionamento para identificar esses clientes a partir de filtros de data, personalize as mensagens e envie diretamente para o WhatsApp ou SMS.

Uma alternativa para resgatar seus clientes é usar as mídias sociais para ajuda-los a acertar no presente. Convide sua equipe para ajudar a criar publicações descontraídas, com ideias de presente ou dicas para descobrir o número do calçado, por exemplo. Bom humor e criatividade movimentam as mídias sociais e podem aproximar os clientes da marca, mesmo em tempos de distanciamento social.

 

Página exclusiva para presentes no seu e-commerce

Tendo em mente a importância do dia dos namorados, que tal reunir boas sugestões de presentes em um único espaço? Crie uma categoria exclusiva para o Dia dos Namorados em sua loja virtual e utilize em suas campanhas.
www.sualoja.com/nomedacampanha

Lembre-se de eleger KPI’s e acompanhar o resultado das vendas para aperfeiçoar essa estratégia em datas futuras.

 

Encante seus clientes oferecendo algo além do calçado

Dia dos namorados tem tudo a ver com surpresa, concorda? Então, ajude seu cliente entregando os produtos da sua loja física em domicílio.

Para isso é preciso alinhar a vitrine de produtos + meio de pagamento + modelo de entrega

Quer encantar ainda mais?

Além do sapato, ofereça um item romântico com a ajuda de outros colegas lojistas. Mas, como assim? Com parcerias! Em tempos de portas fechadas, as parcerias fortalecem o comércio. Por isso, que tal unir os presentes da sua loja de calçados com itens de papelarias e floriculturas?

E tem mais!

Envie 1 Presente com + 1 presente:

Essa ideia pode surpreender tanto o comprador, como a pessoa que foi presenteada. Entregue, além do produto comprado ou kit, um cartão personalizado contendo um pequeno vale compras ou código promocional para a segunda compra.

 

Aplique essas 3 ideias em sua loja física ou em vendas online e ajude seus clientes. Inovar a sua vitrine virtual de produtos, formas de pagamento e contar com modelos de entrega seguros são fatores fundamentais para o seu sucesso em um novo normal.