O marketing de influência melhorou o resultado de lojas físicas de vários portes em todo o país. Boa parte do valor que antes era investido em anúncios patrocinados, hoje é direcionado para pessoas com voz ativa entre os seus seguidores em mídias sociais.  Há lojas que já contam com diversas influencers intercalando quantidade de publicações, visitas a loja, presentes e promoções relâmpagos. Mas e aí, como saber quem é quem na hora de medir o retorno desse investimento? É por isso que a estratégia é importante!

Aqui estão 3 estratégias mensuráveis para direcionar seus investimentos

 

  1. Relatório de Vendas por Produto/Marca:

    Na hora de definir a estratégia, lembre-se de anotar os produtos ou marcas anunciadas durante a campanha. Se o seu contrato contempla 1 mês de campanha, analise o desempenho de vendas daquela marca ou produto no mês de referência.Algumas decisões podem ser tomadas: Se o desempenho das vendas foi bom, é um ótimo sinal para entender tendências do momento e pensar o que mais a sua loja pode oferecer para quem já comprou de você. Agora, se mesmo com um alcance grande o desempenho de vendas não foi satisfatório, reavalie a estratégia e considere mudar a marca/produto anunciado em suas próximas campanhas.

  2. Cupons de Descontos:

    O cupom de desconto é o método mais completo para avaliar resultados das campanhas de marketing de influência, pois a partir dele é possível quantificar o total de vendas, o lucro líquido, criar regras de promoção e definir prazo de início e fim. Funciona assim: É possível criar vários cupons de descontos, com nomes diferentes para cada influencer, e será informado no ato da compra. Esse cupom aplicará um desconto definido pelo lojista no valor final da venda e ficará registrado no seu sistema de gestão. Ao final das campanhas é possível avaliar quais dos cupons apresentaram melhor desempenho em número de vendas e ajudarão a gestão a compreender se essas estratégias estão sendo lucrativas.Outro benefício de usar cupons de descontos nas campanhas é saber quais influencers convertem mais, ou seja, quais tem mais influência na decisão de compra de seus clientes.

  3. Aumento de reconhecimento da marca:

    Uma das coisas que acontece quando mais pessoas estão falando do seu negócio é aumentar o público da própria loja. Assim, paralelo ao trabalho com influenciadores continue publicando muitos produtos em suas mídias sociais, pois o engajamento dos seus seguidores tende a aumentar! A métrica é muito simples e pode ser extraídas das próprias plataformas como instagram e facebook por exemplo.Para lojas que vendem online, o aumento de reconhecimento da marca é muito valioso.

 

Dicas Extra para clientes Seta:

Utilize os relatórios do SetaERP para acompanhar o crescimento das vendas no período das campanhas: Vendas por produto, Vendas por período, Vendas por marca e outros.

Além disso, há uma ferramenta Cupom de Desconto do SetaERP que permite o cadastro de diversos cupons e o acompanhamento do desempenho individual do número de vendas, o lucro líquido, as devoluções, as comissões e as regras para utilização. Clique aqui para aprender a criar cupons de Descontos.

 

Um case de sucesso para influenciar você a investir em blogueiras e formadores de opinião

Nossas escolhas como consumidores é fortemente influenciada. Se entrarmos em uma loja sabendo exatamente o que queremos, e direcionados por alguém de confiança, a compra é certa!

Além de ampliar o alcance da marca, influencers digitais de moda possuem alguma autoridade no assunto, passam credibilidade e inspiram pessoas a comprar exatamente o produto que você tem a oferecer.

Grandes marcas conquistaram excelentes resultados investindo em estratégias de marketing de influência. Ao mergulhar no universo das consumidoras, a Melissa, marca de calçados femininos, identificou quem eram as personalidades perfeitas para representar a marca em mídias sociais e conseguiram engajar o público com uma linguagem muito próxima, transformando clientes em fãs: as melisseiras. O resultado? Atração, fidelização e reconhecimento de marca, ampliado pelas próprias consumidoras. Além disso, como a marca já consolidou seu posicionamento ON e Offline, hoje a melissa está segura para operar com vendas omni em todo o país.

Mas se esse case soa como uma realidade inatingível, representada por uma personalidade mega famosa e difícil de mensurar, saiba que é possível obter ótimos resultados com influencers digitais de nicho, que podem ser até mesmo, as próprias clientes da loja. O importante é compreender o que o seu público consome em termos de informação, lazer, moda e entretenimento.

Então, como definir uma influenciadora digital para representar sua loja de calçados?

Para isso, busque os nomes prováveis e avalie:

  • Como é o engajamento com o público nas mídias sociais?
  • O conteúdo publicado atrai meu público-alvo?
  • A pessoa realmente gosta da marca? Caso contrário, será apenas uma troca de posgatens por dinheiro ou produtos…
  • Como os produtos da loja serão promovidos?
  • O público atingido pode consumir o produto da minha loja online ou física?

E, se você busca por resultados rápidos e investimento razoável, dê uma chance aos influencers da sua região. Influenciadores digitais do tipo Autoridade possuem um público menor, porém altamente engajado.

Depois, é só aplicar as 3 estratégias mensuráveis e direcionar seus investimentos nas personalidades que trarão um resultado melhor para sua loja.

E aí, sua loja já trabalha com marketing de influência?
Se sim, compartilhe com a gente: como acompanha os resultados?